Reuniões todas as segundas-feiras, às 17h e 30 min, no Diretório Acadêmico do Curso de História, localizado no Prédio 74 (CCSH) do Campus da UFSM. Participe!

domingo, 25 de maio de 2008

REUNI: O DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

PLEBISCITO NACIONAL SOBRE O REUNI
DIA 26 E 27 DE MAIO
PROCURE AS URNAS EM SEU CENTRO

O que é?
Plano de reestruturação das universidades públicas (REUNI), feito via decreto pelo governo Lula.

O que aconteceu?
Em dezembro de 2007, o Conselho Universitário (CONSUN) aprova o REUNI na UFSM, com presença da tropa de choque e via interdito proibitório, o que impediu qualquer manifestação estudantil.

O que pode acontecer?
Autonomia Universitária: A universidade decide, sem pressões governamentais, como deve aplicar a sua verba, buscando atender às suas particularidades.- A universidade ficará presa às metas impostas pelo governo, podendo até perder verbas se as metas não forem cumpridas, ou seja, perderá sua autonomia.
- O governo “economiza” ao trocar um professor com dedicação
exclusiva por três professores aulistas. O grande problema é que
os professores “aulistas” (20h) não podem se envolver com pes-
quisa e projetos de extensão. Universidade vira ESCOLÃO.

Por que ainda lutar contra?
- Por que o projeto do REUNI ainda tem que ser votado no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), ou seja, ainda podemos intervir contra.

O que o governo Lula diz sobre a ameaça à pesquisa e extensão?
- A pesquisa deve ser feita via fundações “de apoio” (FATEC/FUNDAE)

Qual o problema das Fundações ditas “de apoio”?
- Elas são instituições privadas nas Universidades Públicas;
- A pesquisa via fundações visa atender somente às necessidades do mercado;
- Estas deveriam ser sem fins lucrativos, porém, segundo acusações do ministério público em 2007, estima-se um desvio de R$ 44 milhões na FATEC.
(não lucrativas né?!).
- Desvios via Fundações não são mérito somente da UFSM, existem denúncias na USP, na UFRGS, na UnB ( lembra da lixeira de mil reais do reitor?) e tantas outras...

Como fica a assistência estudantil com o REUNI?
- Como já sabemos, o REUNI aumentará o número de vagas nas Universidades públicas. No entanto, caso as metas não sejam cumpridas, o MEC poderá cortar as verbas tão prometidas ao REUNI. Também devemos levar em conta a irresponsabilidade dos conselheiros dessa universidade, que deixam a assistência estudantil sempre em último plano.

Todos contra o desmonte da Universidade pública e o REUNI
Pela extinção das fundações ditas “de apoio”!!!
Por uma universidade autônoma, democrática e popular!!!


No plebiscito sobre o REUNI, você responderá as seguintes perguntas:
1. Você concorda com o REUNI, um decreto do Governo Lula que entre outros ataques, acaba com a autonomia das universidades federais e as obriga a dobrar o número de alunos por professor, acabando com o ensino e a pesquisa de qualidade?

2. Você concorda com a estrutura antidemocrática dos órgãos de decisão das universidades e escolas que permite que o REUNI e outros projetos sejam aprovados sem um debate mais amplo na comunidade acadêmica?

3. Você é a favor do projeto de Fundações Estatais de direito privado que transfere para a iniciativa privada a função de administrar hospitais e instituições públicas, precarizando o trabalho, reduzindo a democracia interna nas decisões, abrindo espaço para a cobrança pelo atendimento nessas instituições?

4. O Prédio de Apoio Didático-Comunitário, localizado no Antigo Hospital Universitário, oferece vários serviços de atendimento gratuito à comunidade de Santa Maria. Você concorda com a venda de tal patrimônio público para empresas privadas?



Assinam este documento:
COLETIVO ATÉ QUANDO ESPERAR?!
DACEFD

Nenhum comentário: